27 dicas para o apresentador de varejo – 3

Quer vender melhor na TV? As dicas para o apresentador de varejo vender bem estão aqui.

Neste artigo, continuamos com nossas preciosas dicas para quem já é ou quer trabalhar como apresentador de varejo (para programas ou emissoras como Shop Tour, Mega TV, TV+ e Gazeta Shopping), como apresentador de merchandising (vendendo determinada marca, produto ou serviço em um programa de TV) ou como apresentador de estúdio em emissoras de vendas (como Shoptime e Polishop).

Se ainda não leu, leia aqui a Parte 1, com as primeiras 9 dicas.

E, aqui, a Parte 2, com mais 9 dicas.

Só um aviso: a maioria dessas dicas foi elaborada para apresentador de varejo, mas muitas delas servem perfeitamente para os outros tipos de vendas na TV, também. Então, aqui vão elas!

Alegre sim, bobo não. Como um bom apresentador de varejo, além da simpatia, seu vocabulário e poder de argumentação têm que estar tinindo.

  1. OLHA QUE BACANA!

Lembre-se sempre: “bom”, “ótimo”, “bonito”, “maravilhoso”, “bacana”, “legal”, etc. não são argumentos, são sinais claros de falta de argumento e vocabulário, assim como gírias e frases prontas. Portanto, ao invés de falar, por exemplo, que uma TV é bonita, mostre os benefícios dela (tem Wi-Fi? é de quantas polegadas? e qual a espessura dela? em relação ao design, o que a caracteriza?). Quer outro exemplo? Um carro. Ele é “simplesmente maravilhoso”? Muito raso isso. Quero saber do tamanho, da economia, da esportividade, da quilometragem (se usado), dos opcionais, do conforto, de como ele está no mercado…

  1. PAMONHAS, PAMONHAS, PAMONHAS…

Evite jargões: “meu amigo, minha amiga”, “vai estourar a boca do balão de vender”, “vem correndo pra cá”, “olha só que bacana”… Você, como um bom apresentador de varejo, tem (ou deve ter) vocabulário bom o suficiente para não recorrer a frases batidas e expressões ultra desgastadas e que, no fim das contas, não dizem muita coisa, pois saem de forma automática da boca. Lembre-se: você é um apresentador e vendedor ao mesmo tempo. Portanto, foque nos argumentos da venda!

  1. SIM, AHAM!

Muito cuidado com os vícios de linguagem que muito apresentador usa: “olha”, “né”, “tá”, “ahnnn…”, “aham” e mais uma infinidade deles. Eles sujam uma fala fluida. Sempre se policie. Pense para falar. Se prepare antes. E fale com calma.

  1. SÍNDROME DE PAPAGAIO

Essa dica vai principalmente para o apresentador de varejo, que costuma gravar com o dono, gerente ou vendedor nas lojas. Evite ficar repetindo o que o cliente acabou de falar. Por exemplo: ele diz que tal produto “é R$ 29,90” e você manda na sequência “é R$ 29,90!”. Aí, ele diz “a gente não perde negócio” e o papagaio vai na cola e diz o que? Adivinha? “Não perdem negócio, hein!”. Isso é totalmente desnecessário. Há muitas formas diferentes de se dizer a mesma coisa sem precisar de repetições.

  1. SER NATURAL, SIM!

Espontaneidade é tudo, tanto no seu texto quanto na sua postura corporal no vídeo. Nada pior que falas automatizadas, decoradas e repetitivas. Confie em você e deixe fluir sem medo. Se for tudo controlado demais, fica muito robotizado. Uma vez, um diretor me viu nervoso e me disse só isso: “confiança”. É disso que todos precisamos.

  1. RESPIRE FUNDO

Que apresentador que nunca errou numa gravação que atire a primeira pedra. Errou, volte. Grava mais uma vez, agora mais concentrado e com mais calma. Vai por mim: desgasta demais ficar refazendo o vídeo (desgasta você, desgasta o cinegrafista, desgasta o assistente, desgasta o cliente e atrasa todo mundo). OK, sei que tem dia em que nada parece fluir direito e às vezes é necessário regravar várias vezes, pois realmente nem sempre estamos bem ou inspirados. Mas, calma. Calma. Apenas, mantenha a calma. Se ficar nervoso, só piora e a chance de ficar mais meia hora gravando a mesma cena é grande. Então, apenas volte e refaça com calma que tudo dá certo.

  1. O APRESENTADOR CLÁSSICO DE VAREJO

Cuidado com os clichês e trejeitos do clássico “vendedorzão de varejo”! Se falar muito rápido, alto e corrido, pode parecer ansioso e a mensagem pode não ficar inteligível nem compreensível em muitos casos. Sabe aquela impressão de apresentador (vendedor) nervoso, ansioso, que fala “atropelado”? Então, é bem isso. Relaxa mais a postura corporal, não precisa ficar tão armado. O mesmo vale para a postura facial. O ideal é transmitir confiança e leveza com o olhar. E isso é treino.

  1. VOCÊ COM VOCÊ

Invista em você! Na sua carreira profissional e na sua vida pessoal. No caso do apresentador de TV, um está ligado diretamente ao outro. Leia revistas sobre carros, entenda sobre motorização, saiba o que é carro acessível, sedã médio, carro de luxo… O mesmo serve para roupas: se informe sobre as tendências da estação, decore termos e nomes de costuras e detalhes nas roupas, saiba o que combina com o que… Ah, o mesmo para móveis e decoração: se informe sobre as tendências do mercado, sobre estilos de móveis e de decoração (clássico, contemporâneo, linhas retas, moderno…), conheça os produtos nobres, os ecologicamente corretos, os funcionais, saiba o que combina dentro de um ambiente… E isso serve para todas as áreas, já que, como vendedores, gravamos de tudo: tem que conhecer, se informar. Assim, seus argumentos e sua confiança só tendem a melhorar!

Ainda sobre o investimento em si próprio: assista seus vídeos, se corrija, preste atenção nos seus vícios de linguagem, na sua postura facial e corporal, busque sempre se aperfeiçoar. Ah, e saiba reconhecer seus pontos fortes também para continuar explorando-os. Sei que tem muito apresentador que diz “não gosto de me ver no vídeo”. OK, acho até compreensível isso, porém é inaceitável, pois vivemos disso. Gostando ou não, se veja no vídeo.

  1. VOCÊ E OS OUTROS

Por fim, quando tiver um tempo, assista aos vídeos de outros apresentadores e de outros programas e emissoras e anote tudo o que gostou para utilizar nas suas gravações. Um bom apresentador vai muito além do espelho que reflete somente sua própria imagem. Um bom apresentador sempre está aberto a conhecer novas referências. Inclusive as que vêm dos “concorrentes”.

E boas vendas!