27 dicas para o apresentador de varejo – 2

Apenas, venda! E torne-se um apresentador de varejo exemplar.

Neste artigo, continuamos com nossas preciosas dicas para quem já é ou quer trabalhar como apresentador de varejo (para programas ou emissoras como Shop Tour, Mega TV, TV+ e Gazeta Shopping), como apresentador de merchandising (vendendo determinada marca, produto ou serviço em um programa de TV) ou como apresentador de estúdio em emissoras de vendas (como Shoptime e Polishop).

Se ainda não leu, leia aqui a Parte 1, com as primeiras 9 dicas.

Só um aviso: a maioria dessas dicas foi elaborada para apresentador de varejo, mas muitas delas servem perfeitamente para os outros tipos de vendas na TV, também. Então, aqui vão elas!

Como apresentador de varejo, aprender a “costurar” é fundamental. Não dessa forma, claro. Falo de roteiro, obviamente.

  1. APRENDA A COSTURAR

Calma lá, não estou falando em costurar roupa, não. “Costurar” é um termo bastante usado por roteiristas para criar uma história. Na prática, significa ligar as cenas, palavras, sequências lógicas para tudo ter sentido, para ter começo, meio e fim bem traçados. Portanto, como um apresentador de varejo que se preze, busque fluidez e sentido na apresentação do vídeo. Para isso, utilize a técnica da costura. Um assunto liga a outro.

  1. SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO

Literalmente, você está sendo filmado (ou gravado, como preferir). Já que o programa é de vendas, então aja como um bom vendedor quando está vendendo um produto: seja simpático e sorria, sempre.

  1. CONTROLE SUA ÂNSIA

Procure pronunciar bem as palavras. Mesmo quando for falar com ânimo e mais pra cima, ainda assim, fale com calma e pronuncie bem as palavras, pois isso com certeza passará mais segurança de sua parte. Quem não se lembra do Galebe (do Shop Tour) vendendo um produto na TV? Ele sempre falava com calma e leveza e, ao mesmo tempo, passava confiança e firmeza na postura corporal. É só treinar bastante que isso se torna orgânico. Mas treine!

  1. OLÁ, CÂMERA! OLÁ, PESSOAL!

Sei que para alguns pode parecer estranho sorrir para uma câmera e conversar com uma câmera de vídeo mas é só pensar que por trás dela haverá milhares de pessoas te vendo que está tudo certo. Então, apresentador, encare a câmera, sem medo. Segurança nesse olhar! Lembre-se sempre: a câmera são os olhos do telespectador.

  1. VOCÊ. SIM, VOCÊ

Essa dica pode parecer não tão importante quanto as demais para alguns, mas para mim sempre fez (e faz) a diferença sim. Evite dizer “vocês”, fica muito impessoal. Quem te assiste, quer ser tratado como único. Então, trate o telespectador como ele merece: chame-o de “você”. No varejo e no merchandising, principalmente, muito apresentador tem mania de falar “gente” enquanto conversa com o telespectador e vende o produto para ele. Acho válido esse “gente” também, já que se tornou meio que padrão nesse tipo de programa. Mas ainda assim, sempre preferi o “você”. De “gente” para “você”, é só mudar a construção das frases que tudo se encaixa.

  1. EU NÃO SOU A LOJA OU A EMPRESA

Como apresentador de varejo, principalmente, jamais diga em primeira pessoa do plural, como se você trabalhasse naquela loja/empresa: “nós atendemos todo o Brasil”, “aqui nós temos os melhores produtos”. Lembre-se: você não tem nada, quem tem é a loja, portanto, prefira algo como “eles atendem todo o Brasil” ou “aqui eles oferecem excelentes produtos”. Em resumo: você não é a empresa e sim um intermediador entre a empresa e o cliente final.

  1. CUIDADO COM O QUE FALA DA CONCORRÊNCIA

Quando digo concorrência, quero dizer neste caso de você gravar, por exemplo, duas lojas concorrentes de automóveis (uma da Fiat, outra da Ford) ou anunciar duas máquinas de barbear (uma da Philips, outra da Gillette). Nenhuma loja é maior ou melhor que ninguém, portanto, não use os termos “maior” e “melhor”, são muito genéricos e superficiais. É fundamental sempre se ter em mente que o concorrente daquela empresa também pode anunciar com você. Use argumentos reais para cada empresa e/ou produto.

  1. MEU APARELHO QUEBROU. E AGORA?

Ofereça um aparelho novo ao seu cliente, uai! Venda-o, mostre seus benefícios e seus diferenciais. Argumentar bem é vender soluções. Uma dica: para isso, crie problemas e, depois, apresente as soluções. Quer um exemplo: “é horrível não saber onde deixou o controle remoto, né? Aliás, hoje na minha sala, por exemplo, tem controle remoto da TV, tem controle remoto do DVD, tem controle remoto do cabo e também do ar condicionado. Que tal deixar tudo juntinho nesse porta controles-remoto? A sua casa fica muito mais bonita e organizada, os controles sempre estão fáceis de achar e essa peça ainda é decorativa…”.

  1. INTERAJA! PARTICIPE!

Você, como apresentador de varejo, sempre deve interagir com o produto, com a loja, ou seja, participar da venda ativamente, aparecendo no vídeo. Tanto no varejo como no merchandising ou até mesmo na venda de produtos em estúdio (como em canais como Shoptime e Polishop), é importante que você pegue o produto na mão, mostre-o funcionando, enfim, não é para ser voz em OFF, se não nem precisaria de apresentador, o diretor contrataria logo um locutor para gravar só a voz.

Só cuidado com o excesso: o mais importante ali é o produto e não você. Então, apareça e interaja mas com foco na venda. Eu particularmente nunca gostei de apresentador de varejo que quer aparecer mais que o produto, seja fazendo piadas ou gritando ou ainda exagerando nas caras e bocas. Então, participe, mas sobretudo venda!

E boas vendas!

Clique aqui para ver a terceira parte com as últimas 9 dicas para o apresentador de varejo.